Regimento Interno

ESCOLA FAZENDO MEU CAMINHO assumindo os princípios da Educação Nacional, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e espiritual, assegurando-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e meios para prosseguir em seus estudos.

Dos objetivos gerais da escola

ESCOLA FAZENDO MEU CAMINHO tem por objetivos gerais:
1. compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, da família, do cidadão, do Estado e dos demais grupos que compõem a sociedade;
2. respeito dignidade e às liberdades fundamentais do Homem;
3. desenvolvimento da personalidade humana e sua participação na obra do bem comum;
4. condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção política, filosófica ou religiosa, bem como preconceitos de qualquer natureza.

Dos objetivos do Ensino infantil

A Educação Infantil, em complementação ação da família se destinará ao desenvolvimento integral da criança, para que possa construir valores e conhecimentos que favoreçam sua integração na sociedade, tendo os seguintes objetivos:

1. criar ambiente favorável ao desenvolvimento integral da criança, nos seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e espiritual.
2. proporcionar o desenvolvimento de habilidades específicas para aprendizagem, respeitando-se a faixa etária do aluno;
3. propiciar o desenvolvimento da responsabilidade pessoal, da compreensão dos direitos e deveres com parceiros da mesma idade e com adultos;
4. propiciar o desenvolvimento da conduta independente, através da iniciativa e autoconfiança;
5. propiciar experiências, em convívio social, necessárias ao desenvolvimento harmonioso de sua personalidade.

Dos objetivos do Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, em sua primeira etapa, com duração de cinco anos, terá por objetivo a formação básica do aluno, mediante:

1. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
2. a aquisição de conhecimentos, habilidades e técnicas, hábitos e atitudes que sirvam de base a estudos mais elevados;
3. desenvolvimento da personalidade do aluno, preparando-o para o pleno convívio social, para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhe permitam vencer as dificuldades do meio em que vive;
4. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
5. a formação do espírito crítico que venha a desenvolver a criatividade, a auto-confiança e a auto-avaliação.

Da organização curricular

O currículo dos cursos será estruturado com base na legislação pertinente, sem perder de vista as necessidades básicas da clientela e as peculiaridades locais.

Da Educação Infantil

A elaboração do currículo para Educação Infantil respeitará as etapas do desenvolvimento das crianças e compreenderá :

1. Formação Pessoal e Social (Identidade, Socialização e Autonomia);
2. Conhecimento de Mundo (Movimentos, Artes Visuais, Música, Linguagens oral e escrita, Natureza e Sociedade, Matemática).
– As áreas serão desenvolvidas, com exceção do berçário, em todos os estágios, de forma articulada e integrada, em grau progressivo de complexidade.
– As experiências pedagógicas serão organizadas a partir dos critérios de sequência e integração, buscando atender ás necessidades e possibilidades concretas e as diferenças individuais.
Na Educação Infantil, os conteúdos serão trabalhados predominantemente através de experiências reais e significativas através de brincadeiras e jogos desafiadores que levem a criança a conhecer, saber fazer, conceber valor, normas e atitudes.

Do Ensino Fundamental

A elaboração do currículo para Educação Infantil respeitará as etapas do desenvolvimento das crianças e compreenderá :

O currículo do Ensino Fundamental é composto de uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada.
A Base Nacional Comum será composta pelos componentes curriculares Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, História, Geografia, Matemática e Ciências.
A Parte Diversificada poderá ser composta por Língua Estrangeira Moderna (Inglês) e outros componentes curriculares , para enriquecimento sócio-cultural do aluno.

Da verificação do rendimento escolar

Da Educação Infantil

A avaliação na Educação Infantil, considerada um processo de múltiplas dimensões, ocorre de modo contínuo durante todo o ano letivo.

Na avaliação da Educação Infantil, não se considerará a assiduidade e o rendimento escolar para fins de promoção.
A observação, um instrumento privilegiado de avaliação, será sistemática em momentos diversificados, acompanhada de registro e análise da produção dos alunos, devendo ensejar o encadeamento de atividades e informar sobre o processo de aprendizagem e as dificuldades dos alunos.
O objetivo da avaliação é diagnosticar as competências, habilidades e as dificuldades apresentadas pelos alunos.
A avaliação na Educação Infantil é feita de forma contínua através da observação de trabalhos e atividades: psicomotoras, expressão oral, sociabilidade, raciocínio lógico situações problema e orientação espaço-temporal.

Ensino Fundamental

A avaliação no Ensino Fundamental constitui um processo contínuo e constante, preponderando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados ao longo do período sobre os de eventuais avaliações. São objetivos da avaliação:

Os resultados da aprendizagem são aferidos através da avaliação sistemática e contínua de trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras e provas escritas ou orais.
As menções decorrentes da aprendizagem serão aferidas por:
PS (Plenamente Satisfatório, S (Satisfatório) I( Insuficiente).

Do sistema de promoção, recuperação e retenção

Da promoção

Ao término do ano letivo será considerado promovido o aluno que obtiver menção final mínima S – Satisfatório (atingiu os critérios e objetivos essenciais) em cada componente curricular e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de dias letivos.

Os componentes curriculares Artes, Inglês e Educação Física serão tratados como práticas educativas e, portanto, sem retenção.

Da recuperação

O processo de recuperação terá por objetivo oferecer ao aluno a oportunidade de melhorar seu rendimento nos conteúdos e habilidades não assimilados e ocorrerá:

1. de forma contínua durante as aulas e
2. ao final do ano, após os duzentos dias letivos, por período de 5 (cinco) dias úteis com o mesmo número de aulas semanais.
Terá direito recuperação final o aluno do Ensino Fundamental que obtiver, no término do ano letivo, menção I- Insatisfatório ( não atingiu os critérios e objetivos essenciais) em cada componente curricular e freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) do total de dias letivos.
A recuperação será proporcionada mediante aulas com revisão de conteúdos, exercícios, trabalhos e provas.
A frequência aos estudos de recuperação terá caráter obrigatório.
Os professores deverão apresentar plano de recuperação Direção, sempre que houver necessidade de recuperação, para análise e aprovação.
Será promovido, após estudos de recuperação final, o aluno que atingir menção S- Satisfatório ( atingiu os critérios e objetivos essenciais) ou PS- Plenamente Satisfatório (atingiu plenamente todos os critérios e objetivos).

Da retenção

Será considerado retido na série sem direito a recuperação o aluno que, ao final do ano letivo, apresentar freqüência inferior a 75% ( setenta e cinco por cento ) e menção I – Insatisfatório ( não atingiu os critérios e objetivos essenciais).

Será retido o aluno que, após estudos de recuperação, não conseguir atingir menção S- Satisfatório ( atingiu os critérios e objetivos essenciais) em cada componente curricular.
Será retido o aluno que não comparecer aos estudos de recuperação final.

Tags by Google: Escolinha Escola Infantil em Perdizes, Berçário Integral na Pompéia, Creche Particular, Educação Fundamental Perdizes Pompéia na Lapa, Berçário em Perdizes, Creche Cristã, Escola Escolinha Infantil na Pompéia, Ensino Cristão Vila Madalena, Ensino Interdisciplinar em Perdizes, Escola Sócio Construtivista na Pompéia, na Lapa, na Vila Madalena, Ensino Infantil na Pompéia, Ensino Fundamental na Lapa, Creche Cristã na Vila Madalena.